Ceará

Entenda como funcionava o esquema de desvio de Emenda e superfaturamento dentro do DNOCS-CE

Por Revista Ceará há 1 dias Ceará

O desvio chegou a R$ 22 milhões. A operação mobilizou cerca de 50 policiais da Polícia Federal do Ceará na manhã, desta sexta-feira.

Segundo relatório da Polícia Federal, diversas auditorias da CGU identificaram indícios de superfaturamento, serviços executados apenas parcialmente ou nunca iniciados, medições fraudulentas e direcionamento de contratos em pavimentação e asfalto irrigado com dinheiro de Emendas Parlamentares. O desvio chegou a R$ 22 milhões.

A operação desta, sexta-feira, mobilizou cerca de 50 policiais da Polícia Federal do Ceará, para reunir novas provas, interromper eventuais práticas ilícitas em andamento e reforçar o compromisso dos órgãos de controle no enfrentamento à corrupção e ao mau uso de recursos públicos dentro do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). Segundo os investigadores, o esquema só foi identificado após o cruzamento de dados das auditorias da CGU com verificações de campo que revelaram discrepâncias entre os pagamentos realizados e os serviços efetivamente executados. A Polícia Federal encontrou indícios de que servidores públicos, políticos e empresários se uniram “em possível organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos”.

Entre as medidas providenciadas pela PF, ainda estão pedidos de bloqueio judicial de bens e valores, indisponibilidade de imóveis e veículos, busca pessoal e veicular, quebra de sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático dos investigados.

Artigos Relacionados