Ceará

Herbet Santos será o novo Procurador Geral de Justiça do Ceará

Por Revista Ceará há 2 dias Ceará

Promotor foi o segundo de uma lista tríplice e deve assumir a função a partir de 6 de janeiro de 2026 após escolha pessoal do governador Elmano de Freitas.

O governador Elmano de Freitas (PT) escolheu o promotor de Justiça Herbert Gonçalves Santos para ocupar o cargo de procurador-geral de Justiça do Ceará (PGJ). Ele cumprirá mandato de dois anos — podendo ser renovado por igual período —, a partir de 6 de janeiro de 2026. Herbet presidiu a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) entre 2021 e 2025. Também foi conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), do Ministério da Justiça, participando da formulação e avaliação de políticas criminais e penitenciárias em âmbito nacional.

Além disso, atuou como membro colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), integrando comissões e grupos temáticos voltados ao aprimoramento da atuação ministerial e de políticas públicas. Entre as homenagens recebidas, estão os títulos de cidadão de Fortaleza e de Orós.

Ao comunicar a decisão, Elmano destacou formalmente a nomeação e agradeceu à atual gestão do Ministério Público. “Informo que estou nomeando o Promotor de Justiça Herbet Gonçalves Santos para o cargo de Procurador-Geral de Justiça para mandato de 2 anos, a partir de 6 de janeiro de 2026. O ato será publicado no Diário Oficial de hoje (29.12.2025). Desejo a ele muito sucesso na missão, e agradeço o atual Procurador-Geral, Haley de Carvalho, pelo trabalho realizado nos últimos dois anos”, afirmou o governador.

Artigos Relacionados