Ceará

Polo automotivo é inaugurado no Ceará; injetará R$ 400 milhões na economia

Por Revista Ceará há 21 dias Ceará

Barulho que ecoou em Horizonte, na Região Metropolitana, não foi apenas o som de máquinas industriais entrando em operação. Foi o som de um novo capítulo da história econômica do Ceará começando a ser escrito.

Em um dia que já nasce como marco para o estado, entrou oficialmente em funcionamento o Polo Automotivo do Ceará, com a operação da Planta Automotiva do Ceará (PACE), a primeira planta multimarcas do Brasil. O que antes era apenas um terreno marcado pelo silêncio das máquinas desligadas agora volta a pulsar como um coração industrial. Onde havia incerteza, hoje há esteiras ativas, testes de qualidade, capacetes, EPIs, metas de produção e turnos definidos. O Polo nasce com a promessa de até 9 mil empregos diretos e indiretos, investimento estimado em R$ 400 milhões e uma função estratégica: recolocar o Ceará no centro da indústria automotiva nacional, agora sob a lógica da mobilidade elétrica e sustentável.

O Chevrolet Spark EUV será o primeiro modelo produzido na PACE, conforme anúncio feito pela General Motors (GM). A primeira fase será realizada na modalidade SKD (Semi Knocked-Down), em que o carro chega parcialmente montado em kits, com o planejamento futuro de que o carro seja fabricado integralmente no país. O modelo vem equipado com motor elétrico de 101 cv, autonomia de 258 km aferida pelo Inmetro e itens tecnológicos como câmeras 360º e central multimídia com telas de 10,1 e 8,8 polegadas. Também conta com sistemas de segurança, entre eles frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo. empresa de comércio exterior e supply chain do país. O diferencial é estrutural: uma única planta capaz de operar com diferentes montadoras, algo inédito no Brasil. Isso significa que, ao contrário das fábricas tradicionais, que dependem de uma única marca, o Polo Automotivo do Ceará nasce com maior capacidade de adaptação ao mercado, diversificando riscos e ampliando as possibilidades de crescimento. Por meio da Comexport, operam no país marcas globais como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford e General Motors, o que posiciona o Polo como um ativo estratégico não apenas para o Ceará, mas para toda a indústria nacional.

“Eu tenho muito orgulho, como governador, de estar aqui fazendo este anúncio junto com essas autoridades. O que nós estamos destacando aqui é uma planta que nasce com 35% de seus componentes nacionais e que tem a meta de aumentar esse índice para que tenhamos uma verdadeira indústria vinculada a essa cadeia produtiva”, discursou o chefe do Executivo Elmano de Freitas (PT), agradecendo a confiança dos acionistas depositada no Ceará para investir.

Veja o que diz o acionista da Planta Automotiva do Ceará (PACE), Rodrigo Teixeira: Começaremos a produzir a partir do dia 3 de dezembro. Não é uma fábrica de automóveis. Propositalmente a gente chama de Polo Automotivo porque o objetivo é desenvolver tecnologia lá e não simplesmente montar um veículo”, anunciou Rodrigo durante o painel “O Brasil na liderança da descarbonização no setor automotivo”. Questionado sobre os motivos para investir no Ceará, Rodrigo classificou o Estado como ambiente ideal. “Boa legislação, ambiente favorável de negócios. O estado do Ceará hoje tem uma das melhores educações do Brasil. Isso é uma marca do Estado do Ceará. O ITA vai abrir fora de São Paulo sua primeira unidade no Ceará. Começamos a criar condições favoráveis e também um mercado consumidor relevante”, disse.

Artigos Relacionados