Ceará

Comando Vermelho invade e expulsa moradores de mais uma Comunidade; ‘Boa Vista’, região da Arena Castelão

Por Revista Ceará há 2 dias Ceará

Autoridades tentam evitar que facções avancem e lancem candidatos, impedindo eleitores de votar nas eleições do ano que vem, numa espécie de Poder Paralelo do crime.

Na madrugada desta segunda-feira, 20, um homem foi morto a tiros e uma mulher ficou ferida em um ataque criminoso na comunidade Boa Vista, em Fortaleza, região da Arena Castelão. Após um foguetório anunciar, na quinta-feira, 16, o domínio da facção criminosa Comando Vermelho (CV) na comunidade 30 de Abril — localizada nas proximidades da Arena Castelão, no bairro Boa Vista, em Fortaleza —, expulsões de moradores foram registradas na região. Os crimes se inserem em um contexto de disputa entre o CV e a facção Massa Carcerária que já dura meses.

A presença de facções criminosas afeta o cotidiano das populações no Ceará e a influência chega à política, de diferentes maneiras, até na interferência em licitações públicas. A presença política também está presente nas eleições. Em anos anteriores, já houve ocorrências de eleitores que tiveram acesso impedido a locais de votação. Além disso, ocorreram pressões contra o voto em determinados candidatos. Especialistas e autoridades temem que haja ainda mais tentativas de cercear a escolha da população.

Até o CV reivindicar a posse do território na semana passada, era a Massa quem agia na comunidade. Integrantes do CV provenientes da região do Grande Pirambu realizaram diversos ataques contra os rivais ao longo do ano, o que fez com que alguns moradores da comunidade decidissem abandonar suas casas. Os criminosos chegaram a, até mesmo, publicar em redes sociais fotos dos preparativos realizados para as “batidas”, em que trajavam roupas camufladas e ostentavam armas de fogo, como registrado em um relatório da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

Artigos Relacionados