Ceará

Barracas da Praia do Futuro agora são patrimônio cultural brasileiro

Por Revista Ceará há 1 dias Ceará

“Esse reconhecimento busca garantir a preservação desses espaços e promover a adoção de medidas públicas para sua valorização”, diz autor da Lei, Dep. Sérgio Aguiar (PSB).

Há quase 20 anos, a União e o @mpfederal solicitaram a retirada de 153 barracas de praias e empreendimentos na Praia do Futuro em Fortaleza. A medida afundaria de vez o turismo local, segundo empreendedores. Em 2021, algumas estruturas abandonadas foram removidas, mas as negociações acerca da ocupação da faixa de areia pelas barracas travaram.

Nessa semana a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou definitivamente o projeto de lei que reconhece as barracas da região, como patrimônio cultural do Ceará, sendo a lei de autoria do deputado estadual Dep. Estadual Sérgio Aguiar (PSB). A lei reconheceu oficialmente tanto as barracas como a atividade desempenhada pelos barraqueiros, “em razão de sua relevância cultural, social e econômica, bem como por sua contribuição para a identidade local e nacional”.

Os donos de barracas na Praia do Futuro estão animados com a alta estação. De acordo com Fátima Queiroz, presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro (AEPF), no momento os preparativos incluem contratar e qualificar mão-de-obra.

Artigos Relacionados